Programação
O evento contará com oficina de Shantala (massagem de relaxamento e bem-estar em recém-nascidos), vacinação para as crianças, orientações de aleitamento materno e alimentação complementar saudável, música ao vivo, atividades de promoção do desenvolvimento e parentalidade positiva, além de dança circular.
– É um evento que já ocorria antes da pandemia e, agora, estamos retomando. É uma maneira de reaproximar as famílias. Durante a pandemia, houve muito medo das famílias em procurar os serviços de saúde pelo risco de contaminação das crianças. Também tivemos períodos em que as consultas de rotina foram paralisadas. Tivemos uma taxa de mortalidade de 33 óbitos no ano passado, e esse ano já temos 28, em Santa Maria. Portanto é importantíssima a promoção e destaque para o aleitamento materno – explica a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Tainah de Oliveira Guerra.
As atividades e serviços são gratuitos. O evento é promovido pelo Comitê Regional de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS).
Vacinação
Na ocasião, também será possível imunizar as crianças contra a Covid-19 e demais doenças. Das 15h às 17h, serão disponibilizadas doses de Coronavac para crianças de 3 e 4 anos e de Pfizer pediátrica ou Coronavac para o grupo de 5 a 11 anos, além de vacinas de rotina para crianças e adolecentes de 0 a 14 anos. Não haverá vacinação para adultos.
*com informações da prefeitura de Santa Maria
Leia todas as notícias